Follow my blog with Bloglovin

Archive

Search

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Desfile de Moda do IPCB/ ESART (post in Portuguese only)




O IPCB/ Escola Superior de Artes Aplicadas organiza, no próximo dia 15 de junho, pelas 21h 30m, a 9.ª edição do Desfile de Moda. O evento decorrerá na Praça Académica / Museu Cargaleiro.
No mesmo dia e paralelamente ao Desfile de Moda do IPCB/ ESART, serão realizados dois outros eventos: uma mostra Showcase, que decorrerá às 17 horas no Museu Cargaleiro (Solar do Cavaleiros), e a inauguração de uma Exposição, pelas 18horas, na Galeria 102_100, situada na Rua de Stª Maria.
Com estas iniciativas pretende-se mostrar e divulgar o método, o projeto e o resultado do trabalho desenvolvido pelos estudantes finalistas dos cursos de Design de Moda.
No Desfile de Moda serão apresentadas as coleções dos alunos finalistas do curso de licenciatura em Design de Moda e Têxtil e dos alunos do mestrado em Design de Vestuário e Têxtil, lecionado em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa.
Na mostra Showcase, os alunos farão uma explicação da coleção que irão apresentar no Desfile, bem como do seu portfólio. A mostra é aberta à comunicação social, a empresários, designers e outras possíveis entidades empregadoras dos estudantes finalistas do Mestrado em Design de Vestuário e Têxtil.
Já a exposição a inaugurar na Galeria 102_100 terá um caráter duplo pois tem como temas “Museu Sentimental da Moda” e “MDVT – Produção de Moda”, ambas resultado do percurso pedagógico, de investigação e produção na área da Moda e do Têxtil dos estudantes de mestrado em Design do Vestuário e Têxtil.
Novamente este ano, tanto o Desfile como as atividades paralelas, desenvolvidas pelos alunos finalistas do curso de licenciatura em Design de Moda e Têxtil e pelos alunos do mestrado em Design de Vestuário e Têxtil, envolvem, também, todos os restantes cursos do IPCB/ESART (Música, Design Comunicação e Produção Audiovisual, Design de Interiores e Equipamento), num projeto que se tornou transdisciplinar ao longo dos anos e de extrema importância em termos pedagógicos, de promoção dos estudantes licenciados e, acima de tudo, um excelente meio de captação da atenção do mercado para o ensino ministrado, a investigação e a prestação de serviços.

Exposição Museu Sentimental da Moda (MSM): projeto coletivo
O projeto MSM partiu da leitura de uma imagem e do que ela nos conta, evoluindo para um exercício-projeto todo ele «tecido» e «construído» à volta da história de vida de uma peça de vestuário.
Ao ter o seu início com a «leitura» de uma imagem datada aproximadamente dos anos 30, o projeto advém de uma forma de exercício dentro das metodologias visuais, mas também da Sociologia. O projeto foi assim evoluindo, página a página, com a história de cada peça, a que se aliou um retrato que nos mostra quem a usou ou usa. O conceito de cocriação está aqui subjacente e permitiu à(s) turma(s) desenvolver e acionar as práticas de pesquisa (metodológica).

Exposição MDVT - Produção de Moda: projeto trapologia no feminino
O projeto Trapologia no feminino partiu de uma proposta do Centro de Formação Artística Manuel Cargaleiro (ateliê de trapologia) para o curso de Mestrado em Design de Vestuário e Têxtil, no âmbito das unidades curriculares de Atelier de Moda e Têxtil, bem como de Styling.
O objetivo central visa promover a articulação entre o designer de moda e têxtil com o artesão de trapologia no desenvolvimento de projetos conjuntos partindo do tema pré estabelecido pelo Mestre Manuel Cargaleiro: “Giesta / Azeitona”. O resultado foi documentado em fotografia, numa produção de moda realizada pelos estudantes, com a colaboração de profissionais do sector.

PROGRAMA
DESFILE DE MODA IPCB/ESART 2012
Sexta-feira, 15 de Junho
17h00 - Museu Cargaleiro (Solar dos Cavaleiros)
Mostra Showcase
(Aberto à comunicação social, empresários, designers e indústria)
18h00 – Galeria 102_100
Inauguração da exposição dupla
Museu Sentimental da Moda (MSM): Projeto coletivo
MDVT - Produção de Moda: Projeto trapologia no feminino
21h30 – Praça Académica / Museu Cargaleiro
Desfile de Moda
Finalistas do curso de licenciatura em Design de Moda e Têxtil
Estudantes do mestrado em Design de Vestuário e Têxtil

Nenhum comentário:

Postar um comentário